Alerta: cuidado com o golpe da renovação do RNTRC, diz CNTA

Por Revista Caminhoneiro | 05 de julho de 2022

Segundo a Resolução nº 5.982/2022, publicada em 24 de junho pela ANTT, o caminhoneiro não tem mais a necessidade de realizar o recadastramento do RNTRC a cada cinco anos.

No entanto, a CNTA tem coletado relatos de caminhoneiros que receberam ligações de pessoas se passando por funcionários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar sobre a renovação do registro. Estas ligações, no entanto, tratam-se de um golpe. Na ligação, os golpistas mentem sobre a necessidade da atualização do registro, cobram uma taxa altíssima para o processo e ainda informam falsas penalidades caso o transportador não faça “atualização”. Entre as consequências criadas pelos bandidos, está a aplicação de multa e a suspensão do direito de dirigir do caminhoneiro.

O advogado da CNTA, Alziro da Motta, explica que este é um crime grave e pode ser caracterizado como estelionato, indução ao erro e até mesmo fake news.

A CNTA alerta a categoria de que a ANTT nunca faz contato com o caminhoneiro.

A entidade tem trabalhado arduamente para informar a categoria sobre o golpe e para auxiliar no combate desta fraude, a CNTA abriu um canal de denúncias onde os caminhoneiros vítimas dos golpistas podem enviar detalhes da abordagem.

nossos parceiros