Motoristas do Rio de Janeiro passam a contar com renovação simplificada da CNH

Por Blog do Caminhoneiro | 05 de julho de 2022

O processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas do Rio de Janeiro foi simplificado pelo Detran do estado. De acordo com o órgão, os motoristas já podem requerer a renovação da carteira de habilitação pelo Posto Digital, serviço disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br).
A ida a um posto de Detran só será necessária, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais, além de pegar o documento.

O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que vai indicar a unidade do Detran onde quer pegar sua nova CNH.

Dessa forma, o Detran-RJ está eliminando a necessidade de agendamento prévio para a realização do atendimento, o que era obrigatório anteriormente.

“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Recentemente, o Detran do estado também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de Habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.

O Detran-RJ destaca que só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH, que não necessite de alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran-RJ.

Vale ressaltar também que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos.

Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do pagamento de taxas.
 

nossos parceiros