Auxílio Caminhoneiro - TAC: Sindicatos não são responsáveis pela concessão do benefício

Por Fetrabens | 11 de agosto de 2022

A Caixa disponibilizou uma central de Atendimento, denominada “Alô Trabalho”, para os transportadores autônomos tirarem suas dúvidas sobre o “Benefício Caminhoneiro - TAC”, com atendimento no número 158.

Recebemos relatos de que, ao buscarem informações sobre o não repasse devalores ligando no “Alô Trabalho” (número 158), vários transportadores autônomos estão recebendo a informação de que a ANTT não repassou os dados corretos para a Caixa.

Assim, destacamos que os sindicatos não tiveram nenhuma participação no processo de seleção dos transportadores autônomos aptos a receber o benefício. Esse trabalho é restrito à ANTT e ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Em complemento, no site do Ministério do Trabalho e Previdência (https://bit.ly/3QolzbK) consta como as informações dos caminhoneiros chegam ao Ministério do Trabalho e Previdência:

“A ANTT é que encaminha a relação de caminhoneiros cadastrados no RNTR-C para fins de processamento de todas as condicionalidades.

A ANTT é a responsável pelo fornecimento ao MTP da relação dos transportadores autônomos de cargas que atendem às exigências legais e também encaminhará mensalmente a relação dos transportadores autônomos de cargas que se encontram na situação “Ativo” no RNTR-C.

A DATAPREV, empresa tecnológica parceira do Governo Federal, será responsável pela análise e processamento dos dados recebidos das bases indicadas pela ANTT. O objetivo é identificar os profissionais elegíveis a receberem o benefício.”

Os sindicatos estão à disposição para te ajudar

Orientamos os transportadores autônomos para que procurem os seus sindicatos para tentar auxiliá-los na identificação do motivo da pendência ou inconsistência que impediu a concessão do benefício. A consulta será feita tanto no Ministério do Trabalho e Previdência como na ANTT.

 

Fonte: Fetrabens

nossos parceiros