Pesquisa mostra que motoristas profissionais olham o celular dez vezes por hora

Por Sinditac SJC | 21 de novembro de 2022

Para um motorista profissional, dirigindo um ônibus ou um caminhão, tirar os olhos da estrada por apenas alguns segundos pode significar centenas de metros rodados sem atenção. E uma pesquisa francesa mostra que isso tem se tornado cada vez mais comum.

A Associação das Empresas Francesas de Autoestradas (ASFA) em parceria com a Cerema, que realiza pesquisas de forma independente, mostrou que os motoristas tem usado o celular com muita frequência ao volante, mesmo sabendo que estão sendo monitorados por câmeras.

Para realização da pesquisa, diversos caminhões e ônibus foram equipados com câmeras, com o consentimento dos profissionais do volante. Eles sabiam que o comportamento ao volante seria registrado e analisado, mas não sabiam exatamente o que seria levado em consideração.

De acordo com a pesquisa, os motoristas usaram o celular, em média, dez vezes a cada hora, com um tempo médio de 32 segundos.

Cada olhadinha na tela do celular consumiu 2,4 segundos, chegando a sete segundos sem olhar para a estrada. Em velocidade de cruzeiro, cerca de 90 km/h, um veículo viaja entre 60 e 175 metros.

Isso quer dizer que o motorista fica sem olhar para a estrada, desligado de tudo o que está acontecendo na frente e ao redor do veículo, por tempo demais.

Essas distrações tem levado a acidentes graves, especialmente colisões traseiras, quando os veículos da frente reduzem a velocidade ou param devido à obras, acidentes ou outros obstáculos nas vias.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

nossos parceiros