Presidente do Sinditac participa de reunião sobre o exame toxicológico, em Brasília

Por SINDITAC | 29 de junho de 2023

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, realizou uma audiência híbrida com o Deputado Federal Jonas Donizette (PSB-SP) e diversos representantes de entidades ligadas ao setor de transporte, com entidades da categoria dos transportadores autônomos de cargas e dos laboratórios.

O tema principal do encontro foi o escalonamento do prazo de 180 dias para os condutores das categorias C, D e E fazerem o exame toxicológico, em observância às novas regras previstas na Lei 14.599/2023.

Também foram discutidos outros assuntos, como: i) redução do valor do exame toxicológico e formas de seu barateamento; ii) definição de grade de escalonamento (cronograma) para os transportadores realizarem os exames e, assim, não ter corrida aos laboratórios de coleta; iii) concessão de maior prazo para os caminhoneiros para que eles não sejam multados.

A audiência contou com as presenças de Renan Filho, Ministro de Estado dos Transportes; Eduardo Praça, Chefe de Gabinete do Ministro substituto; Leonardo Marra, Assessor do ministério, Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito (Senatran) e do Deputado Jonas Donizette, Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Pela Fetrabens, participou o senhor Everaldo Bastos, diretor da entidade e presidente do SINDITAC-SJC, além de Renato Borges Dias, Presidente, e Pedro Ducci Serafim, Diretor, ambos da ABTOX. Também participaram representantes da ITTS, CNTTL e NTC&LOGÍSTICA

Por videoconferência participaram representantes da SINACEG, FEICEG, ABCAM, FENACAT, FETRANCESC, ABRAVA e ATC.

nossos parceiros