Prorrogado prazo para realização de exame toxicológico para motoristas

Por Sinditac | 12 de janeiro de 2024

Condutores das categorias C, D e E têm até o dia 28 de janeiro para renovarem o toxicológico. A partir desta data, quem for flagrado sem o exame em dia incorrerá em infração gravíssima, passível de multa e suspensão da carteira de habilitação.

 

Segundo a Resolução nº 1.002, de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cerca de 3,5 milhões de motoristas profissionais precisam comparecer a laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico.

 

Entretanto, apenas 17,8% realizaram o teste no prazo estabelecido, de acordo com dados revelados pela Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox). Em São Paulo há o maior número de motoristas pendentes (794.269), o que corresponde a 73,4% do total de motoristas no estado. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de pendências (79,1%), seguido do Rio de Janeiro (73,2%), Paraná (70,5%) e Distrito Federal (62,9%).

 

???? Onde fazer o exame

Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4229 - 05 - Jardim das Industrias, São José dos Campos - SP, 12246-840



??????????? Fiscalização educativa da PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou no final de dezembro, uma fiscalização especial de caráter meramente educativo, direcionada aos motoristas das categorias C, D e E, sobre o cumprimento da obrigatoriedade de realização do exame toxicológico.


Nessa primeira etapa, ao longo de 30 dias, a PRF busca conscientizar esses condutores. Somente a partir de 28 de janeiro, policiais rodoviários federais deverão autuar os motoristas que forem flagrados na direção de veículos com o toxicológico vencido por um prazo superior a 30 dias.


A partir de então, os condutores que descumprirem a exigência imposta pela legislação estarão sujeitos às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

nossos parceiros