Governo e Câmara dos Deputados estudam forma de reduzir o valor do diesel por meio de subsídio

Por Blog do Caminhoneiro | 26 de maio de 2022

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comandou ontem uma sessão que tratou sobre o ICMS dos combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, limitando a cobrança desse imposto a 17%.

De acordo com ele, esse projeto, que agora segue para o Senado, terá pouco impacto sobre o valor final do diesel. A queda esperada nos preços é de 13,4%. Para haver uma queda maior no valor do combustível usado pelos caminhoneiros, Lira destacou que é preciso que o Supremo Tribunal Federal decida sobre o PLP 11/20, que altera a tributação de combustíveis.

“Eu penso que a decisão será pela constitucionalidade do que este Congresso aprovou e ele atacará a questão do diesel”, declarou.

O presidente da Câmara também disse que negocia com o Governo Federal outras propostas, que podem criar um programa mais amplo de subsídios para o óleo diesel.

“A nossa luta, que já tem o apoio de alguns órgãos do Governo Federal, é de fazermos o subsídio específico para o caminhoneiro no óleo diesel para melhorar ainda mais essa questão do frete e da inflação no Brasil”, disse.

Ainda não existem detalhes claros sobre essa proposta e o quanto será impactado o valor final do diesel.

Fonte Blog do Caminhoneiro

nossos parceiros