JSL cria programa voltado ao treinamento de mulheres caminhoneiras

Por Sinditac | 18 de agosto de 2021

A JSL, que é a maior operadora logística do Brasil, anunciou hoje o lançamento do programa Mulheres na Direção, voltado à capacitação de profissionais para atuarem como motoristas de caminhões, ônibus e empilhadeiras, nas diversas operações da empresa.

“A ideia surgiu dentro da empresa, nos comitês de sustentabilidade. Acreditamos que a logística tem muitas oportunidades e queremos incentivar as mulheres a ocuparem mais um espaço dentro da sociedade, como já fazem com extrema competência em tantas outras funções”, explicou Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

As mulheres que forem selecionadas para o treinamento serão contratadas como Trainees, por um período de 45 dias, que poderá ser estendido por mais 45 dias. Durante esse período, passarão por um treinamento com 360 horas, entre aulas teórica e práticas, dentro do Centro Logístico Intermodal – Itaquaquecetuba-SP.

A única exigência da empresa para as candidatas é a Carteira Nacional de Habilitação na categoria E. Não é necessário experiência ou cursos extras.

Quando o treinamento terminar, as candidatas aprovadas serão contratadas e poderão atuar em uma das operações paulistas do grupo: Itaquaquecetuba-SP, Jacareí-SP, Louveira-SP, Piracicaba-SP e São Bernardo do Campo-SP.

Mercado

Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a respeito do Perfil dos Caminhoneiros no Brasil, as mulheres representam 0,5% do total de caminhoneiros na estrada.

Para Alcaraz, essa é uma oportunidade da JSL incentivar uma mudança em todo segmento: “Temos hoje 103 motoristas mulheres, nos mais diversos veículos, e 10 especificamente caminhoneiras. Queremos melhorar essa realidade e contribuir para que as mulheres que sonham em dirigir caminhões possam assumir, cada vez mais, a direção de suas vidas, conquistando seus objetivos e independência financeira”.

O aumento da participação feminina traz muitos benefícios ao setor, a começar pelo seu forte senso de responsabilidade, o que impacta positivamente no cuidado com o caminhão e atenção às leis a trânsito. Além de uma vantagem na gestão e relacionamento com os clientes.

Programa Mulheres na Direção

  • Inscrições até 20/08

Processo admissional entre os dias 23 a 30 de agosto

Início do programa: 02 de setembro.

Pré-requisitos:

  • Possuir CNH na categoria E
  • Não é necessário ter experiência
  • Disponibilidade de viagem em todo território brasileiro

Fonte: Blog do Caminhoneiro

nossos parceiros